A+ R A-

Conheça mais sobre a árvore apelidada de Patriarca da Floresta

Recebem o nome de jequitibá árvores de troncos de grandes dimensões, tanto em comprimento como em perímetro, da família das lecitidáceas.

As duas espécies mais conhecidas de jequitibá são:

  • Cariniana legalis, o jequitibá-rosa
  • Cariniana estrellensis, o jequitibá-branco ou somente jequitibá

As designações populares desses tipos de árvores não são, no entanto, muito conclusivas. Efetivamente, muitas espécies são designadas, em regiões diferentes, por nomes iguais. A correlação apresentada no Dicionário Aurélio, por exemplo, é contraditória com a utilizada por muitos especialistas, como o botânico brasileiro Harri Lorenzi.

Etimologia

A palavra "jequitibá" é originária do termo tupi para a árvore, yekïti'bá[

Características

São árvores nativas da mata atlântica brasileira, existentes apenas na Região Sudeste do Brasil e em alguns estados vizinhos. Suas folhas apresentam tom avermelhado na primavera e suas flores são claras ou vermelhas.

Figuram na relação das maiores árvores do Brasil, tal como os jatobás, sapucaias e angelins. Na floresta, árvore adulta desta espécie é emergente, isto é, pode ser vista bem acima das demais. Registros atuais anotam jequitibás com sessenta metros de altura. Para se ter ideia do que significam sessenta metros, basta lembrar que esta é a altura de um prédio de vinte andares.

No Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, no estado de São Paulo, no Brasil, encontram-se alguns dos maiores exemplares de jequitibá conhecidos. O jequitibá-rosa de 3 000 anos, chamado por alguns de "Patriarca da Floresta", mede 49 metros de altura e tem uma circunferência de dezesseis metros, ou seja, são necessárias dez pessoas de mãos dadas para dar a volta em seu tronco.

Localização

 

Contato


Endereço: Rodovia MGT 120 - KM 70 - S/N
Zona Rural - Dona Euzébia - MG
CEP 36.784-000

Email: vendas@viveirocampolindo.com.br

Fone: +55 (32) 3453-1162

WhatsApp: +55 (32) 99911-1162